quarta-feira, 23 de julho de 2008

SÉRIE - O que os chineses não comem




Xinran Xue é uma mulher admirável. Jornalista, hoje mora em Londres, já foi radialista e apresentou um programa numa rádio chinesa. Deu voz às sofridas mulheres da China. Tô lendo o segundo livro dela. O primeiro- "As boas mulheres da China". O segundo, "O que os chineses não comem", ensinamentos gratificantes e engrandecedores.
Até hoje as chinesas se preocupam em ser uma boa mulher, e isso significa nunca discordar do marido em público, sempre lhe servir chá e arroz, ser dócil, apresentar-se amável e feliz ao lado da família, entre outras coisitas que reforçam o prazer em condescender.
As chinesas comem cabeça de peixe. Vc já comeu a cabeça de um peixe? Xinran conta histórias que nos mostram esse universo de abdicação das mães chinesas.
Depois de 15 anos longe casa, trabalhando na cidade, o bom filho retorna à aldeia com um presente surpresa para sua mãe. Quando criança, ela adorava comer as cabeças dos peixes que colocava à mesa. Ele não teve dúvidas, comprou a maior cabeça que viu no melhor mercado da cidade e decidiu levar para sua tão querida mãe. Ao chegar na aldeia, qual não foi sua surpresa quando viu sua mãe jogando entre os restos do almoço, uma cabeça de peixe!!!!
- Mamãe, mas a Sra. não adora cabeça de peixe?
- Filho, o que eu sempre gostei foi ver vc, seus irmãos e seu pai bem alimentados e satisfeitos.

Nenhum comentário: